Já há 3 anos que utilizo ferramentas de virtualização e sou feliz!
Estas ferramentas permitem simular um computador no ambiente do sistema operativo anfitrião, dando a hipótese de ter um segundo sistema operativo no contexto desta simulação.
Basicamente 1 sistema operativo dentro de outro. Comecei por utilizar porque queria trabalhar em ambiente Windows, mas no entanto precisava de Linux para algumas cadeiras.
Benefícios deste tipo de utilização:
- Mudar de SO com Alt+Tab. Pode-se aceder a todas as nossas aplicações no sistema operativo anfitrião e mudar para o sistema operativo convidado apenas para as tarefas específicas para as quais é necessário (programar em C, brincar com a shell, enfim, o que for preciso)
- Compatibilidade de Hardware. O sistema de virtualização cria um ambiente onde é simulado um hardaware base. Por exemplo, todos os meus problemas de configuração Wireless no Linux foram resolvidos. Para o Linux eu estou ligado a uma rede cablada, que é na pratica uma ligação Wireless no sitema operativo anfitrião camuflada pela virtualização.
- Podem-se criar ambientes de desenvolvimento que não danificam os nossos dados e aplicações importantes. Basicamente cria-se uma caixa onde se pode "chafurdar" à vontade (ex. criar um servidor Windows apenas para testes, em cima de um sistema operativo Windows XP/Vista).
Por outro lado, se não tivermos uma máquina decente com bastante memória a performace pode ser muito reduzida. Correr um sistema operativo, e uma maquina virtual com um sistema operativo não é a mesma coisa!
Comecei pelo Virtual PC da Microsoft, gratuito e com a possibilidade de criação de várias máquinas virtuais.
Hoje em dia utilizo também em paralelo o VMWare Player. Este apenas permite correr máquinas já existentes, mas existem sites onde se podem criar máquinas virtuais para VMWare tais como o easyVMX. O VMWare player tem a vantagem de emular portas USB (ao contrário do Virtual PC). Em termos de performance, parece-me até à data mais rápido, mas não tenho dados concretos que o garantam.
Em ambos os casos existem versões profissionais pagas, que ainda não experimentei.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Viva Bruno,
Daqui escreve o Bruno :)
As ferramentas de virtualização fazem parte da vida de qualquer software enginner! Sem elas... nem quero imaginar...
Também uso o VMWare pois o VirtualPC tem uns bugs no que respeita a *nix's.
Uso a versão workstation e é excelente. Também já usei a versão gratuita Server. As snapshots são fantásticas!
Abraço,
Bruno Tavares
Bug no Virtual PC apanhei devido ao Ubuntu (a versão mais recente) não suportar ratos PS2, que são os únicos que o Virtual PC em ula.
Mas segundo o que li um patch à kernel resolve.
Enviar um comentário